Saúde com mais 95 milhões de euros

0 / 232

O setor da saúde vai ser reforçado em cerca de 95 milhões de euros, de acordo com a segunda proposta de revisão do orçamento e Plano de Investimentos da região em 2020.

Uma verba que visa reforçar a despesa pública com a saúde destinada a incrementar a capacidade de resposta do Serviço Regional de Saúde.

Segundo Sérgio Ávila, vice-presidente do executivo açoriano, as alterações agora aprovadas pretendem ainda ampliar os mecanismos de apoio à manutenção de emprego e rendimento das famílias, reforço da liquidez das empresas e assegurar a capacidade produtiva.

Ao todo, esta alteração cifra-se em mais 210 milhões de euros e contempla também uma redução da receita de 74 milhões, com a maior fatia em sede de IVA.

A proposta governamental prevê, assim, o recurso à autorização concedida pelo Orçamento de Estado para necessidades líquidas de financiamento em 285 milhões de euros, mantendo inalterada a sustentabilidade financeira da região, segundo Sérgio Ávila.

Esta foi a segunda alteração no Orçamento e Plano de Investimentos do corrente ano. Uma primeiro para a afetação de verbas para fazer face aos prejuízos provocados pela passagem do furacão Lorenzo, e, agora, perante os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid 19.

O vice-presidente recordou que até à presente data já foram implementadas mais de 70 medidas excecionais para minimizar os prejuízos sociais e económicos, e que que os Açores foram a única região do país a manter estáveis os níveis de emprego.

07.07.2020


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *