Criado Monumento Natural do Vulcão dos Capelinhos

0 / 253

Por proposta do executivo açoriano, o parlamento açoriano aprovou, por unanimidade, a criação do Monumento Natural do Vulcão dos Capelinhos, com uma área de 125 hectares e como parte integrante do Parque Natural da Ilha do Faial.

O Vulcão dos Capelinhos foi classificado em 1988 como reserva florestal natural parcial, e em 2008 passou a fazer parte da área protegida para a gestão de habitats ou espécies dos Capelinhos, Costa Noroeste e Varadouro.

Ainda em 2008 foi inaugurado o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que, para além da interpretação e promoção do património ambiental daquela área protegida, assegura o registo de um período marcante da história recente dos Açores.

De acordo com a proposta aprovada, “a classificação do Monumento Natural do Vulcão

dos Capelinhos fundamenta-se nos valores estéticos e naturais em presença, designadamente a singularidade geológica e a biodiversidade associadas a espécies e habitats protegidos que ocorrem na área protegida, bem como na expressiva componente cultural e histórica da erupção do vulcão dos Capelinhos, e surge no contexto dos 60 anos da erupção e dos dez anos do Centro de Interpretação”.

12.02.2019


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *