João Ponte anuncia novo aviso do VITIS

0 / 75

O Governo Regional vai avançar, no segundo semestre de 2019, com um novo aviso do VITIS, medida que alargará o período de obrigação da manutenção da cultura da vinha e cujas candidaturas estavam suspensas por falta de dotação orçamental.

O anúncio foi feito por João Ponte, secretário regional da Agricultura e Florestas, no âmbito de debate do Plano e do Orçamento da Região para o próximo ano.

Ao abrigo do VITIS (regime de apoio à reestruturação e reconversão das vinhas), nos últimos dois anos foram aprovados 235 projetos para a reconversão de 350 hectares de vinha, num apoio total de mais de nove milhões de euros.

Em setembro estavam aprovadas nos Açores uma centena de candidaturas ao VITIS, sendo que cerca de 80 por cento dos projetos de investimento correspondiam a candidaturas da ilha do Pico.

Recentemente, na abertura do Wine in Azores 2018, João Ponte referia que “em 2018, a produção de vinho apto a ser certificado irá atingir um valor recorde aproximado de 400 mil litros, o que corresponde a um aumento de 330 por cento face ao ano anterior, representando a maior produção de vinho certificado de sempre”, sublinhando que, atualmente, existem cerca de quatro dezenas de vinhos certificados nos Açores.

29.11.2018


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *