Sérgio Ávila anuncia reforço da empregabilidade jovem para 2019

0 / 214

Na apresentação das propostas de Plano e Orçamento da Região para 2019, Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo, anunciou uma série de iniciativas que o executivo açoriano vai lançar em 2019, no sentido de reforçar a empregabilidade jovem.

Uma das propostas apresentadas prende-se com o programa “Inovar”.

“O programa Inovar tem o objetivo de garantir a todos os jovens desempregados, dos 18 anos aos 29 anos de idade, que tenham a escolaridade obrigatória e estejam inscritos há mais de 100 dias nas Agências para a Qualificação e Emprego dos Açores, a possibilidade de realizar uma formação em contexto de trabalho e em setores definidos como estratégicos para o desenvolvimento da Região”, sustentou Sérgio Ávila, acrescentando que o Governo pretende ainda em 2019 assegurar que 2 700 jovens açorianos estejam a iniciar a sua atividade profissional, através do Estagiar L e T.

Outra das medidas preconizadas pelo vice-presidente do Governo é o programa Movemprego.

“Vamos ainda implementar outro programa inovador, o programa ‘MOVEMPREGO’, contribuindo para a mobilidade interna de recursos humanos, a coesão territorial e o aumento da competitividade das empresas em todas as ilhas. Para o efeito, é atribuído um apoio nos primeiros seis meses de deslocação, que será majorado perante critérios como a idade e o setor de atividade onde a pessoa for trabalhar, incentivando a deslocação para as ilhas com menor população e carenciadas de trabalhadores com determinadas competências e formação específica”, justificou.

Sérgio Ávila referiu ainda que o Governo dos Açores decidiu proceder à abertura de concursos internos de promoção para as carreiras específicas da Administração Regional, cujas promoções estavam congeladas desde 2012.

27.11.2018


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *