Filme Portuguese Joe

0 / 1247

O Museu do Pico apresentou no passado dia, 29 de outubro, no Auditório do Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico, o filme Portuguese Joe,

Trata-se de um documentário televisivo que narra a vida e as aventuras de um pioneiro, de origem picoense, da Calheta do Nesquim, José Silva – Joe Silvey, no Canadá. José Silva, o Portuguese Joe, nasceu no início do século XIX (anos 30/40). Com apenas 12 anos de idade, “emigrou de salto” numa baleeira e aí trabalhou como baleeiro. Em 1860, quando chegou à costa da British Columbia, decidiu abandonar a baleeira e tentar a sua sorte na mineração de ouro. Joe Silvey foi um dos primeiros portugueses a chegar ao Canadá, e o primeiro europeu a casar com uma mulher nativa. A história de José Silva – Joe Silvey, uma das personagens mais vibrantes da Costa Oeste, foi registada em livro pelo historiador Jean Barman, na obra The Remarkable Adventures of Portuguese Joe Silvey.

Este trabalho televisivo reúne um grande número de documentos históricos, fotografias e filmes, bem como reconstituições e entrevistas no Canadá e nos Açores. Em suma, esta é a história de um pescador iletrado picoense, da Calheta do Nesquim, e da sua importância na fundação e desenvolvimento da cidade de Vancouver, no Canadá, em finais do século XIX.


Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *